A Instituição

Casa das Irmãs Servas da Sagrada Família
Irmã Purificação
Viagem
Regresso a Portugal
Criação da Congregação
Inauguração do Lar
Abertura do Lar
Em Março de 1904 nasce a Irmã Purificação dos Anjos Silva, madre fundadora desta congregação,  em Miuzela do Côa, perto da Guarda. A Irmã Purificação cresceu no seio de uma família religiosa e desde cedo demonstrou uma grande devoção, passando horas na igreja a rezar, esquecendo-se por vezes das refeições.
Aos 18 anos, Purificação tomou uma decisão muito importante, entregar toda a sua vida ao serviço de Deus. Apesar de a sua família não aceitar a sua decisão, Purificação não desiste e com a ajuda de uma professora escreve uma carta às Irmãs Teresianas de Elvas onde mais tarde se junta a elas para se deslocar para Espanha.
No ano de 1936, a Irmã Purificação acaba por regressar para Portugal para a cidade de Santo Tirso. Em Santo Tirso, Purificação conhece um padre Jesuíta do qual se torna muito amiga, foi então, que o Padre José Maria Alves escreveu uma carta para Roma a pedir autorização para Purificação deixar as Irmãs Teresianas e fundar uma nova congregação.
Em 1942, regressa a Lisboa onde a sua mãe a esperava para ajudá-la a fundar a congregação.
No dia 12 de Novembro de 1942, na Rua Actor Isidoro nº27 em Arroios, Lisboa era inaugurada a primeira casa da Congregação, onde se reuniram doze crianças famintas.
Esta Casa era o fruto do trabalho desenvolvido pela Irmã Purificação e do seu sonho de criança.
Depois da cidade de Lisboa, inauguraram novas casas em Aveiro, Évora, Fátima e Açores. Em 1967, chegam a Timor, depois Moçambique e ainda São Tomé e Príncipe.
O lar de São José é a primeira estrutura destinada a Pessoas Idosas que abre uma nova área na Congregação.
Administrativamente é gerido pela Obra de Promoção Social da Sagrada Família, uma IPSS com origem na Congregação.
O Lar foi inaugurado em Outubro de 2017, passando por um prolongado período de licenciamento.
Em Novembro de 2019, o Lar abre as portas ao Público.
Situa-se na Avenida Almirante Gago Coutinho, onde se encontra também a casa principal das Irmãs que é a sede do Governo-geral, onde são tomadas as decisões mais importantes da Congregação.

1904
1922
1936
1942
2017
2019

Propriedade da Congregação das Irmãs Servas da Sagrada Família e gerido pela Obra de Promoção Social da sagrada família, impõe-se como um Lar de Idosos, assumindo todos os constrangimentos e todas as vantagens que a Institucionalização obriga.

Nos dias de hoje a Congregação das Irmãs Servas da Sagrada família tem a seu cargo, para além do Externato São Miguel Arcanjo, as seguintes instituições: Casa Divina Providência do Restelo (Lisboa); Casa do Sagrado Coração de Jesus (Évora); Casa da Imaculada Conceição (Anadia); Casa do Trabalho de Jesus Maria José (Açores); Lar de São José (Lisboa); Casa da Maria de Nazaré (São Tomé e Príncipe) e o Externato Nossa Senhora da Apresentação (Cacém).

Lar São José

Casa das Irmãs Servas da Sagrada Família

A história impar da Congregação das Irmãs da Sagrada Família, os valores que defendem e a missão que desenvolveram ao longo dos anos é a garantia absoluta da elevada qualidade que o Lar São José apresenta. É também a responsabilidade de estar enquadrado na Congregação que obriga a comportamentos, atitudes e desempenho por parte de todos os colaboradores, raramente encontrados noutras ofertas semelhantes.

Comodidades

O nosso objectivo é dar conforto e segurança, tentando recriar um ambiente familiar, por forma a que se sintam em casa
Saúde

Saúde

Monitorização de Saúde

Cuidados Personalizados

Cuidados Personalizados

Higiene, Conforto e Bem-Estar…

Serviços Adicionais

Serviços Adicionais

Cabeleireiro, Pedicure e Manicure…

Acompanhamento

Acompanhamento

Acompanhamento Personalizado

Alimentação

Alimentação

Ajustada e Adequada

Actividades

Actividades

Actividades Diversas